Home Separador Notícias Separador Dicas para não se dar mal durante a Black Friday

bfraude

 

Dicas para não se dar mal durante a Black Friday

No Brasil, desde 2010, a Black Friday se tornou uma importante data no calendário do e-commerce nacional e o movimento vem ganhando força.

Mas, como aqui nem tudo sai como o esperado, muitas lojas aproveitam a data para aplicar golpes e maquiar os preços. A Black Friday se torna Black Fraude, quando tudo pode ser comprado pela “metade do dobro”. Assim, vale observar alguns pontos:

 

O desconto é real?

Muitas lojas aumentam os preços dos produtos nos dias que antecedem a Black Friday para exibir "descontos" mais atraentes. Para evitar este tipo de fraude, o Reclame Aqui e o Mooba disponibilizaram uma ferramenta, em que o consumidor pode procurar por um produto e comparar seu preço médio antes e durante a Black Friday.

 

Compre em lojas confiáveis:

Caso não conheça a loja, é interessante que você pesquise sobre a reputação no Reclame Aqui. Neste site, é possível consultar o número de reclamações registradas por estabelecimento, acompanhar a solução e o nível geral de satisfação dos clientes. Além disso, o Procon SP publicou uma lista com 518 sites de lojas não recomendadas para compras.

É válido também pesquisar o CNPJ da loja no site da Receita Federal, entrar em contato por telefone e e-mail pelos canais disponibilizados e pesquisar nas redes sociais, para confirmar se a empresa realmente existe e se é idônea.

 

Conheça seus direitos:

Caso o produto tenha algum defeito, o fabricante ou a loja são obrigados, por lei, a oferecer 30 dias de garantia para produtos não-duráveis e 90 dias para duráveis. Além disso, você tem 7 dias para desistir de compras online ou por televendas, mesmo que o produto não apresente nenhum defeito.

 

Para finalizar, compartilhe sua experiência:

Se encontrou algum problema com os preços e descontos oferecidos ou descobriu algum site de e-commerce fraudulento, compartilhe e ajude outros consumidores a não repetir o erro.

O contrário também é muito válido. Se houve uma boa experiência com lojas virtuais menos conhecidas, elogie e indique aos amigos.

Em um mundo conectado, a colaboração poderá fazer com que a Black Friday beneficie a todos.

Paiva Piovesan Softwares
Av. Contorno, 9745 - Barro Preto - Belo Horizonte/MG - Tel: (31) 3275-1183
Politica de Privacidades
Mapa do Site
Trabalhe Conosco