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Fuja da Black Fraude com essas 12 dicas da Paiva Piovesan para você!





Muitas lojas aumentam os preços dos produtos nos dias que antecedem a Black Friday para exibir "descontos" mais atraentes.

Para evitar cair neste tipo de fraude, pesquise com antecedência os produtos desejados nas lojas e sempre compare os preços.





Caso não conheça a loja, é recomendável pesquisar sobre a sua reputação no Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/). Neste site, é possível consultar o número de reclamações registradas por estabelecimento, acompanhar a solução e o nível geral de satisfação dos clientes. Outro portal que pode ser consultado é o Proteste (www.proteste.org.br), em que é possível reclamar e consultar informações sobre os direitos do consumidor.

Além disso, o Procon SP publicou, como de costume, a "lista suja" com 419 sites de lojas não recomendadas para compras, em http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. Verifique se a loja de interesse está na lista.






Se não conhece a loja em que pretende comprar, procure e consulte o CNPJ da empresa no site da Receita Federal (Link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp).

Busque os canais de atendimento disponibilizados da loja, como telefone para SAC e e-mails. É válido, também, pesquisar as redes sociais e o tempo de mercado da empresa. Se puder, dê preferência para lojas mais conhecidas.






Para evitar o endividamento desnecessário e compras por impulso, a dica é planejar, com antecedência, as compras da Black Friday.

Liste todos os produtos que deseja comprar e os ordene por prioridade de compras, isto é, quais destes itens são os mais necessários, importantes e urgentes, descartando aqueles que podem ser supérfluos ou que não precisam ser comprados neste momento. Para isso, recorra às 3 perguntas infalíveis que te ajudam a decidir a compra:

- Eu preciso desse objeto?
- Eu tenho dinheiro?
- Tem que ser agora?

A negativa a qualquer uma destas perguntas deve te fazer repensar a compra.

E, por falar em dinheiro, sugerimos que analise seu orçamento pessoal, em especial o seu fluxo de caixa e verifique a verba disponível para as compras desejadas. Conte com o Finance V20, para te ajudar nesta tarefa e em sua gestão financeira.




Muitos golpistas aproveitam a Black Friday e o momento de empolgação dos compradores para a criação de sites falsos e mensagens de phishing, com a divulgação de ofertas "imperdíveis". Estes sites ou mensagens simulam páginas e e-mails de lojas verdadeiras, para obter informações pessoais e dados bancários dos compradores.

Desconfie sempre se o preço estiver muito abaixo do ofertado pela concorrência, porque pode ser um simples erro de uma loja confiável ou um golpe. Você pagará por um produto que nunca será recebido.




De acordo com o Art. 49, Código de Defesa do Consumidor, você pode desistir de compras online, no prazo de 7 dias, a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone, Internet ou a domicílio.

Isto é, você pode, em até 7 dias, desistir de compras online ou por televendas e devolver o produto, mesmo que este não apresente nenhum defeito.




A garantia legal independe de termo escrito, pois já está prevista em lei, sendo imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da aquisição do produto ou do serviço pelo consumidor.

Quando um produto possui vício aparente (aquele de fácil constatação), a garantia legal para os bens duráveis é de 90 (noventa) dias, enquanto que para os bens não duráveis é de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da mercadoria ou do término da execução do serviço.

Entretanto, quando se tratar de vício oculto (aquele que não se consegue identificar prontamente, muitas vezes requer certo tempo para se manifestar), o prazo para reclamação inicia a contagem a partir do momento em que ficar evidenciado o defeito, uma vez que não se pode eternizar a responsabilidade do fornecedor por vícios ocultos dos produtos ou serviços.


Todo dia, uma nova dica.

Equipe Paiva Piovesan



 

 

 

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