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Iniciando

1. Quais os requisitos para instalar o Finance?

2. Qual o primeiro passo para começar a utilizar o Finance?

Integração

3. Como faço a associação do Finance com o Business?

4. Como faço a associação do Finance com o Accounting?

5. O Finance faz integração com outros softwares?

Cadastros

6. Como cadastro o Tipo?

7. Como faço para cadastrar uma conta de cartão de crédito?

8. Qual a diferença entre os campos Data, Vencimento, Entrada e Emissão das telas do Finance?

9. Como é calculado o campo Atraso?

10. Qual é a funcionalidade do botão “Periódicos” em “Contas a Pagar” e “Contas a Receber”?

11. Qual o procedimento para transferir uma duplicata de “Contas a Receber” para “Contas em Cobrança”?

Relatórios

12. Como faço para imprimir todas as contas a pagar?

13. Gostaria de fazer um relatório de Contas a Pagar e Contas a Receber de um determinado período que mostre as divisões.

14. Qual o procedimento para obter um relatório com todos os pagamentos realizados para um determinado fornecedor?

Conciliação bancária

15. Como faço a conciliação bancária ( Pessoa Jurídica ) no Finance?

16. Com quais bancos o Finance faz conciliação de conta corrente?

17. Quais são os bancos que possuem boleto com registro e efetuam conciliação de cobrança?

Configurações

18. Ao abrir o Finance aparece um gráfico de saldos, gostaria de saber como devo proceder para tirar esse gráfico da inicialização.

19. Tenho uma versão antiga do FINANCE e gostaria de saber o que mudou na nova versão e se está preparada para rodar no WINDOWS VISTA.

 

1. Quais os requisitos para instalar o Finance?

Sistema operacional Windows XP, Vista, 7 ou posterior;
Computador Pessoal com um processador Pentium ou AMD de 2 GHz ou superior;
1 GB de memória RAM ( mínimo ), recomenda-se 2 GB;
Espaço em disco rígido de 200 MB ( mínimo );
Unidade de leitura de CD-ROM;
Monitor com resolução 1.024 X 768 ou superior;
Mouse ou dispositivo compatível.

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2. Qual o primeiro passo para começar a utilizar o Finance?

Primeiramente é necessário criar uma carteira de investimentos (banco de dados). Para isto, acesse o menu “Arquivo”, sub-menu “Novo”, insira o nome do banco de dados (sem caracteres especiais), nome da carteira (sugerimos o nome da empresa), o super usuário (usuário com todos os acessos no banco de dados) e a senha. Caso tenha interesse, marque a opção “Carteira Padrão” que terá a função de sempre quando o Finance for aberto, a tela de login deste banco de dados será apresentada, evitando a necessidade de acessar o menu “Arquivo”, sub-menu “Abrir”.

Após criar o banco de dados, deve-se criar o Plano de Contas da empresa, utilizando o menu Cadastros, sub-menu Plano de Contas. E em seguida, cadastrar as contas correntes utilizando o menu Cadastros, sub-menu Contas Correntes. Sugerimos que os cadastros de clientes, fornecedores e centro de custos também sejam efetuados antes de iniciar a operação do Finance.

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3. Como faço a associação do Finance com o Business?

Primeiramente acesse o Finance, menu “Utilitários”, sub-menu “Opções”, seção “Company”, sub-seção “Business”. Defina o diretório de instalação do Business (normalmente C:\Business) e na localização do arquivo associado do Business indique o caminho do arquivo do Business (arquivo com extensão .BUS) clicando no botão “Procurar”.

Em seguida acesse o Business e faça o mesmo procedimento: “Utilitários”, “Opções”, “Company” e na primeira seção defina o diretório de instalação do Finance (normalmente C:\Finance) e logo abaixo selecione o arquivo de dados do Finance (arquivo com extensão .FIN), clicando no botão “Procurar”.

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4. Como faço a associação do Finance com o Accounting?

Acesse o Finance, menu “Utilitários”, sub-menu “Opções”, seção “Company”, sub-seção “Accounting”. Defina o diretório de instalação do Accounting ( normalmente C:\Accounting ) e na localização do arquivo associado do Accounting indique o caminho do arquivo do Accounting (arquivo .ACC) clicando no botão “Procurar”.

Em seguida, faça o mesmo procedimento no Accounting: Acesse o menu Utilitários, sub-menu Opções, seção Company e no campo Localização do Arquivo associado do Finance selecione o arquivo de dados do Finance ( arquivo com extensão .FIN ).

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5. O Finance faz integração com outros softwares?

Sim, o Finance importa dados cadastrais e lançamentos de outros softwares através do menu Arquivo, sub-menu Importar.

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6. Como cadastro o Tipo?

O Tipo é a classificação para as Despesas (tipos de débitos) e Receitas (tipos de créditos), cujo cadastro é realizado pelo Cadastro de Plano de Contas. Para cadastrar, acesse o menu Cadastros, sub-menu Plano de Contas, clique na conta mãe (exemplo: Despesa) e clique no botão “Inserir”. Insira o nome da nova conta e clique no botão “OK”.

O Plano de Contas é estruturado em formato de árvore, permitindo a criação de níveis e sub-níveis, de acordo com a necessidade da empresa.

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7. Como faço para cadastrar uma conta de cartão de crédito?

Acesse o menu “Cadastros”, sub-menu “Contas Correntes” clique no botão “Nova”. Informe um nome para a conta, no campo “Tipo da Conta” selecione a opção “Cartão de Crédito” e no campo “Operadora” selecione a operadora referente. Preencha a data do vencimento do cartão, o número e o limite do cartão de crédito. Assim que todos os campos estiverem devidamente preenchidos clique no botão “Ok”.

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8. Qual a diferença entre os campos Data, Vencimento, Entrada e Emissão das telas do Finance?

-Data: Representa a data da transação do lançamento, ou seja, a data prevista para efetuar o pagamento do lançamento. Essa previsão geralmente é preenchida com data do vencimento.

-Vencimento: Data de vencimento da transação que consta no documento.

-Emissão: Data de emissão da transação refere-se à data de emissão do lançamento, quando o documento foi emitido.

-Entrada: Data de entrada da transação refere-se à data na qual o documento foi lançado no sistema.

Ex.: Existe um documento de conta de energia a ser pago. A data de emissão deste documento é 02/05/2008, com vencimento no dia 30/05/2008. Ao lançar este documento no Finance no dia 03/05/2008, a data da transação será a previsão de pagamento, ou seja, a data do vencimento 30/05/2008, data de emissão 02/05/2008, data do vencimento 30/05/2008 e data de entrada 03/05/2008. Caso o documento seja pago com atraso, o campo data deverá ser alterado para a data do pagamento, no exemplo 03/06/2008.

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9. Como é calculado o campo Atraso?

O campo Atraso é calculado da seguinte forma:

Data de Vencimento - Data de Transação.

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10. Qual é a funcionalidade do botão “Periódicos” em “Contas a Pagar” e “Contas a Receber”?

O botão “Periódicos” é utilizado para lançamento de financiamentos ou duplicatas parceladas, ou seja, possibilita o lançamento de várias parcelas de uma única vez no “Contas a Pagar” ou “Contas a Receber”.

Ao clicar no botão “Periódicos” será apresentada uma tela para entrar com os dados como “Data Inicial” (que será a data do primeiro vencimento), “Número de Lançamentos” (referente à quantidade de parcelas), “Periodicidade” (referente à periodicidade entre as parcelas), “Número” (referente ao número do boleto, cheque que será utilizado na conciliação bancária), “Doc” (referente ao número do documento), a “Descrição” (normalmente nome do Cliente / Fornecedor), “Valor” (valor de cada prestação), “Tipo” (Receita / Despesa do “Plano de Contas”), “Centro de Custos” e “Observação” (campo livre).

Ao clicar em OK aparecerá na tela de lançamentos de “Contas a Pagar” / “Contas a Receber” todos os lançamentos determinados.

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11. Qual o procedimento para transferir uma duplicata de “Contas a Receber” para “Contas em Cobrança”?

Faça o lançamento em contas a receber, em seguida o selecione, clique em Transações e vá na opção Transferir para Conta em Cobrança. Esta opção é utilizada quando um cliente deixou de efetuar um pagamento até a data prevista de vencimento. Desta maneira é lançado em Contas em Cobrança, pois o cliente não efetuou o pagamento até a data prevista.

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12. Como faço para imprimir todas as contas a pagar?

Vá ao menu “Arquivo”, sub-menu “Imprimir”. Na opção “Imprimir” selecione “Contas a Pagar”, defina o período logo abaixo, selecione a ordenação, marque a opção “Detalhado” ou “Detalhado com Divisão” se necessário e clique no botão “OK”.

Outra opção é utilizar o botão de impressão, disponível diretamente na tela de Contas a Pagar.

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13. Gostaria de fazer um relatório de Contas a Pagar e Contas a Receber de um determinado período que mostre as divisões.

Para isto basta ir ao menu “Arquivo”, sub-menu “Imprimir”, selecione “Contas a Pagar” ou “Contas a Receber”, selecione o período desejado e selecione o relatório “Detalhado c/ Divisão”. Na Descrição selecionar “Externa /Interna” e logo após clicar em “Ok”.

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14. Qual o procedimento para obter um relatório com todos os pagamentos realizados para um determinado fornecedor?

Acesse o menu “Utilitários”, sub-menu “Relatórios”, opção “Pagamentos e Recebimentos” e selecione a opção “Pagamentos Realizados”. Informe o período e selecione o fornecedor desejado. Se desejar, selecione uma opção de ordenação e um banco específico.

Outra opção é acessar o menu “Analisar”, sub-menu “Transações”, selecionar as “Contas Correntes” e montar um critério do tipo: (Débito > 0 E Descrição = “Nome do Fornecedor” E Data>= “Data Inicial” E Data<= “Data Final”).

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15. Como faço a conciliação bancária ( Pessoa Jurídica ) no Finance?

Para realizar a conciliação bancária com os diversos bancos disponíveis no Finance, gentileza acessar o link abaixo:

http://www.paiva.com.br/manuali/Manual%20Finance%20HTML/Cadastros/Html/Conciliacao.html#

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16. Com quais bancos o Finance faz conciliação de conta corrente?

Bradesco

Banco Mercantil do Brasil

Banco do Brasil

Bancob

Bandepe

Banerj

Banespa

Bank Boston

BRB (Banco Regional de Brasília)

Caixa

Citibank

HSBC

Itaú

Nossa Caixa

Real

Safra

Unibanco

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17. Quais são os bancos que possuem boleto com registro e efetuam conciliação de cobrança?

Banco Bradesco / Carteira = 09

Banco do Brasil / Carteira = 17

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18. Ao abrir o Finance aparece um gráfico de saldos, gostaria de saber como devo proceder para tirar esse gráfico da inicialização.

Para que o gráfico não seja exibido na tela inicial do Finance, acesse o menu "Utilitários", sub-menu "Opções", seção "Interface", onde está escrito "Abertura do Banco de dados", marque a opção "Não exibir".

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19. Tenho uma versão antiga do FINANCE e gostaria de saber o que mudou na nova versão e se está preparada para rodar no WINDOWS VISTA.

Com relação às versões 2009, temos as seguintes novidades: Contas Correntes: Lançamentos Periódicos em contas correntes; Contas a Receber/Pagar/Correntes: Replicar lançamentos; Cadastros: Associação de tipo como padrão no Cadastro de clientes e fornecedores; Contas Correntes: Auditoria de lançamentos em contas corrente; Contas a Receber/Pagar : Visualização simultânea (somente leitura) de contas a pagar e receber; Análise Fluxo de Caixa: Fluxo de Caixa Semanal; Análise Fluxo de Caixa: Fluxo de Caixa entre Contas; Conciliação: Acrescentado integração OFX para Banco Mercantil do Brasil; Conciliação: Acrescentado integração CNAB para banco Safra CNAB; Cobrança: Históricos de cobrança; Orçamento: Considerar despesas mensais para orçamento trimestral e anual; Análise Fluxo de Caixa: cor de fundo para tipos no Fluxo de caixa; Atualizador automático de versões, via Internet (disponível apenas para clientes com contrato). O sistema roda em todas as versões do Windows Vista. Para rodar na plataforma MAC é necessário o emulador Parellels Desktop 7 for Mac (vide http://www.parallels.com/store/).



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