Home Separador Atendimento Separador FAQ Separador Accounting

Voltar para a tela inicial das perguntas frequentes.

Iniciando

1. Qual o primeiro passo para começar a utilizar o Accounting?

Integração

2. Como faço a associação do Accounting com o Finance?

3. Como faço a associação da conta contábil com o plano de contas do Finance?

Cadastros

4. Como é feito o cadastro dos contadores?

5. Como faço o cadastro das contas contábeis?

Contabilidade

6. Como faço para bloquear lançamentos e edições de lançamentos de um determinado período?

Utilitários

7. Como conferir se há mais de um usuário utilizando o banco de dados do Accounting?

8. Qual a funcionalidade da opção Conferir Dados da Contabilidade?

9. Qual o procedimento para transferir o saldo de um exercício / ano para o outro?

10. Como faço para alterar o ano / exercício em que estou trabalhando?

Ajuda

11. Como faço para conferir a versão que estou utilizando?


1. Qual o primeiro passo para começar a utilizar o Accounting?

Primeiramente é necessário criar um arquivo ( banco de dados ) onde ficarão registrados os dados lançados no sistema. Para isto, acesse o menu Arquivo, sub-menu Novo, insira o nome do arquivo de dados (sem caracteres especiais), nome da empresa, o modelo para o Plano de Contas ( Comércio, Indústria, Serviços etc ) a máscara para o plano de contas ( Níveis para o código do Plano de Contas Ex: X.XX.XX.XXXX ), o super usuário (usuário com todos os acessos no banco de dados) e a senha. Após criar o banco de dados, é necessário cadastrar o plano de contas contábil através do menu Cadastros, sub-menu Contas Contábeis.

Voltar ao Topo

2. Como faço a associação do Accounting com o Finance?

Primeramente, no Accounting, acesse o menu Utilitários, sub-menu Opções, seção Company e no campo “Localização do Arquivo Associado do Finance” clique no botão Procurar e indique o caminho do arquivo do Finance ( banco de dados com extensão .FIN ). Em seguida, faça o mesmo procedimento no Finance: Acesse o menu Utilitários, sub-menu Opções, seção Company e no campo Diretório de Instalação do Accounting defina o diretório de instalação do Accounting ( normalmente C:\ACCOUNTING ) e logo abaixo selecione o arquivo de dados do Accounting ( arquivo com extensão .ACC ) clicando no botão “Procurar”.

Voltar ao Topo

3. Como faço a associação da conta contábil com o plano de contas do Finance?

No Finance, acesse o menu Cadastros, sub-menu Plano de Contas. Nesta tela de cadastros, clique no botão “Accounting...” e através desta opção deverá ser feita a associação, selecionando um tipo do plano de contas do Finance e em seguida uma conta contábil do Accounting. É necessário também fazer a associação no menu Cadastros, sub-menu Contas Correntes. Edite uma conta, acesse a seção Company e faça a integração com o Accounting.

Voltar ao Topo

4. Como é feito o cadastro dos contadores?

Acesse o menu Cadastros, sub-menu Contador. Clique no botão Novo, preencha os dados do Contador e em seguida clique no botão Ok.

Voltar ao Topo

5. Como faço o cadastro das contas contábeis?

Para cadastrar contas contábeis no Accounting, acesse o menu Cadastros, sub-menu Contas Contábeis. Clique no botão Novo e lance os dados da conta como, por exemplo, Código, Tipo da Conta e Descrição. Após preencher os dados, basta dar Ok.

Voltar ao Topo

6. Como faço para bloquear lançamentos e edições de lançamentos em um determinado período?

Para bloquear lançamentos e edições de lançamentos em um determinado período acesse o menu Contabilidade, sub-menu Período de Segurança. Esta é uma funcionalidade para o usuário definir o período em que poderá ser realizado lançamentos ou edição de lançamentos. Ou seja, o usuário define um período e fora desse período não será possível realizar alterações no sistema.

Essa opção é destinada para aumentar a segurança nos dados impossibilitando o usuário de efetuar alterações nos períodos fora do estipulado.

Voltar ao Topo

7. Como conferir se há mais de um usuário utilizando o banco de dados do Accounting?

Acesse o menu "Utilitários", sub-menu "Usuários Logados". Será apresentada uma janela com todos os usuários conectados ao banco de dados.

Voltar ao Topo

8. Qual a funcionalidade da opção Conferir Dados da Contabilidade no menu Utilitários?

Esta rotina é utilizada para verificar se existe alguma inconsistência nos lançamentos do Accounting. Caso haja, ela os corrige automaticamente. Normalmente ocorrem erros do tipo “não existe lançamentos para o lote número ‘X’”.

Recomendamos que utilize esta rotina com frequência.

Voltar ao Topo

9. Qual o procedimento para transferir o saldo de um exercício / ano para o outro?

Esta operação é realizada através do menu Utilitários, sub-menu Transferir Saldo Entre Exercícios. Basta selecionar o exercício atual e em seguida o exercício que receberá o saldo e clicar em Transferir.

Voltar ao Topo

10. Como faço para alterar o ano / exercício em que estou trabalhando?

Acesse o menu "Utilitários", sub-menu "Mudar de Exercício" e após carregar a janela, selecione o ano / exercício desejado.

Voltar ao Topo

11. Como verifico a versão ( release ) que estou utilizando?

Através do menu Ajuda, sub-menu “Sobre o Accounting...”. Este menu contém informações sobre o programa, inclusive sobre a versão.

Voltar ao Topo

Paiva Piovesan Softwares
Av. Contorno, 9745 - Barro Preto - Belo Horizonte/MG - Tel: (31) 3275-1183
Politica de Privacidades
Mapa do Site
Trabalhe Conosco